Publicado por: vanderleibruscagim | 10 de março de 2009

A Bíblia Sagrada – A Palavra de Deus

imprensa_logoiapro

Manual de Estudos Bíblicos desenvolvido pela Igreja Adventista da Promessa: Igreja Evangélica Pentecostal nascida no Brasil em 24 de janeiro de 1932

Doutrinal

Estudo 1 – A Bíblia Sagrada – A Palavra de Deus I-

ABORDAGEM GERAL

A Bíblia Sagrada: É o livro do Senhor, a Palavra de Deus, as Escrituras Sagradas. O predicado “sagradas”, lhe foi atribuído em razão de ter sido escrita por inspiração divina, II Pe. 1:19 – 21.

Revelação divina: A Bíblia é a mais evidente revelação de Deus aos seres humanos. Nela Deus revela, tanto a si mesmo como a Sua vontade. Por isso é reconhecida, em matéria de fé, como a única fonte digna de informações.

Origem divina da Bíblia: A palavra Bíblia corresponde ao plural de biblion, um vocábulo grego, cujo significado é “coleção de pequenos livros”. Para nós, os cristãos, é a coleção dos livros sagrados e única regra de fé e prática.

Os manuscritos: Os livros da Bíblia foram escritos à mão, por isso foram chamados de “manuscritos”. Hoje já não existem mais manuscritos originais; os que existem são cópias de outros mais antigos.

Papiros e pergaminhos: Originalmente os livros sagrados foram escritos em papiros, fibra vegetal extraída de um tipo de junco, muito comum nas margens do rio Nilo. No tempo de Cristo o papiro já tinha sido substituído pelo pergaminho, um material mais resistente, preparado com peles de cabritos e cordeiros.

Principais divisões: A Bíblia tem duas divisões importantes, que são: O Antigo Testamento, com 39 livros, escritos em hebraico; e o Novo Testamento, com 27 livros em Koinê, língua grega falada pelo povo judeu comum, por volta do ano 50 d.C.

Primeiras revelações: Num período de aproximadamente 2500 anos, que vai de Adão até Moisés, Deus revelou-se a Seu povo através da comunicação verbal; a partir dai, usou a comunicação escrita. Esta segunda fase vai do século XVI a.C. até ao final do século I d.C., e abrange um período de 1600 anos, Hb. 1:1; Sl. 22:30; Êx. 24:4; 34:27; Lc. 24:44; II Pe. 1: 20 e 21.


Deixe um comentário

Categorias